Home :: Apresentação :: O que é o Mestrado em Ciências da Linguagem?

O que é o Mestrado em Ciências da Linguagem?

Em linhas gerais, são os seguintes os objetivos do Curso:

• desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos no 1º ciclo nas áreas fundamentais da Linguística Geral e Portuguesa;
  • fornecer os instrumentos de análise necessários para uma adequada descrição de fenómenos linguísticos particulares enquadrando-os nas propriedades gerais das línguas naturais;
  • permitir a realização de trabalho autónomo e original no domínio da linguística portuguesa e/ou suas aplicações ou da comparação entre línguas.

O Curso tem a duração de dois anos. Os dois primeiros semestres cobrem os fundamentos e metodologia específicos de cada uma das disciplinas nucleares do estudo de uma língua natural —— Sintaxe, Semântica, Fonética e Fonologia, Linguística Histórica  e Pragmática — ou domínios mais aplicados, como a Lexicografia, a Terminologia, o Multilinguismo, a Análise do Discurso, ou mais especializados, como Linguística de línguas particulares (inglês, francês e espanhol). O segundo ano é dedicado à elaboração da dissertação/projeto, em regime de tutoria. A unidade curricular ‘Metodologia de Investigação’, que tem lugar no terceiro semestre, serve de suporte à fase inicial da pesquisa conducente à dissertação.

São utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas que estimulam o trabalho autónomo e colaborativo dos alunos, e a sua integração em projetos de investigação coordenados pelos docentes do Curso. As atividades promovidas pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho oferecem aos estudantes a oportunidade de interagir com investigadores de outras universidades e de tomar contacto com trabalho recente na área. Os alunos podem usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos.